Skip to main content
Formas de Contratações de Planos de Saúde

Formas de Contratações de Planos de Saúde

Quando falamos em tipos de planos de saúde na verdade estamos nos referindo as formas de contratações de planos de saúde.

O Plano de Saúde é um serviço de assistência média e hospitalar que possui formas de contratações diferentes. Para cada tipo existe uma regularização com leis específicas fiscalizadas pela Agência Nacional de saúde (ANS).

Basicamente existem duas formas de contratação: Os Planos de Saúde Individual/Familiar e os Planos de Saúde Coletivos.

Formas de Contratações de Planos de Saúde: Plano de Saúde Individual / Familiar 

O Plano de Saúde Individual ou o Plano de Saúde Familiar são formas de contratações disponibilizadas para pessoas físicas. Essas formas de contratações tem o foco em atender um integrante com ou sem dependentes. São vendidos por uma gama de operadoras que são ser representadas por corretores de planos de saúde. 

Para uma boa contratação, antes de fechar um contrato de um Plano de Saúde do tipo Individual ou Familiar é interessante ter em mente algumas respostas, para as questões abaixo:  

  1. Você tem ou pretende ter filhos? 
  2. Alguém na sua família tem algum problema crônico de saúde? 
  3. Em caso de internação você ou seus dependentes preferem um quarto particular ou pode ser em enfermaria? 
  4. Você e sua família querem atendimento odontológico pelo plano? 
  5. Em caso de viagem, você e seus familiares querem que o plano te atenda em todo o Brasil ? 
  6. Você prefere pagar um valor fixo todo o mês ou prefere pagar um valor menor mensal e se programar para pagar mais quando precisar usar mais serviços do plano de saúde? 
  7. Reflita em quanto do seu orçamento você poderá destinar para o plano de saúde sem prejudicar suas contas mensais. 

Essas perguntas são de extrema importância, pois irá influenciar diretamente no valor final. E o mais importante, na hora que você e sua familiar precisar você saberá exatamente o que o plano lhe proporcionará. 

Formas de Contratações de Planos de Saúde: Planos de Saúde Coletivos 

A forma de contratação Planos de Saúde Coletivos são comercializados apenas para pessoas jurídicas. Possuem duas subcategorias que são: os Plano de Saúde Empresariais e os Planos de Saúde Coletivos por Adesão. 

Plano de Saúde Empresarial 

A forma de contratação Plano de Saúde Empresarial é vendida para pessoas jurídicas com a função de prestar assistência médica e hospitalar aos colaboradores da empresa contratante. 

Na sua maioria as operadoras de planos de saúde apenas vendem esse plano para empresas com 03 vidas ou mais. Porém, existem operadoras que estão permitindo a comercialização para pessoas jurídicas que tenham apenas 02 vidas. 

Plano de Saúde Coletivos por Adesão 

Essas duas subcategorias têm em comum a venda para pessoas jurídicas e muitas vezes podem confundir um pouco.  A grande diferença entre elas é que o Plano de Saúde Coletivo por Adesão é comercializado diretamente para pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais. 

Um exemplo de pessoa jurídica de caráter profissional são sindicatos como: CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), CRP (Conselho Regional de Psicologia) entre outros. 

É importante ressaltar que tanto uma contratação de um Plano de Saúde Empresarial quanto a contratação de um Plano de Saúde Coletivo por Adesão possuem valores expressivamente menores que uma contratação de um Plano de Saúde Individual / Familiar.

Sempre procure um Correto de Plano de Saúde

Um corretor é um profissional treinado com conhecimento sobre leis e as operadoras e seus planos. Dessa forma um Corretor de Plano de Saúde poderá lhe ajudar a escolher o melhor plano de saúde considerando sempre o custo x benefício. 


Faça uma Cotação sem Compromisso


Um comentário em “Formas de Contratações de Planos de Saúde

Comentários fechados.